Cambodja: descoberta nova espécie de lagarto



Mede sete centímetros, tem umas pequenas patas, escamas, uma longa cauda e, para já, é o único exemplar conhecido no mundo. Estamos a falar do Lygosoma Veunsaiensis, uma nova espécie de largarto descoberta há dois anos numa floresta do Cambodja e que agora está a ser anunciada pela comunidade científica.

No início de 2010, uma equipa de investigadores descobriu o adulto masculino da foto perto da corrente de um rio, no Parque de Veun Sai-Siem Pang, Cambodja (fronteira com o Laos).

Dois anos depois veio finalmente a confirmação. Este lagarto, descoberto quase por acaso pelos investigadores, pode considerar-se mesmo uma nova espécie. “São criaturas difíceis de encontrar, porque passam muito da sua vida escondidos debaixo da terra”, explicou o investigador Neang Thy, da Flora and Fauna International (FFI).

“Há algumas espécies similares que são conhecidas por apenas alguns indivíduos. Tivemos muita sorte em encontrar este”, continuou o responsável, que escreveu o artigo sobre a descoberta da nova espécie.

De acordo com os investigadores, a região de Veun Sai esconde uma riqueza de biodiversidade incalculável. Nos últimos anos, foram descobertas várias novas espécies, entre as quais um novo morcego e um gibão. “Agora podemos descobrir muitas coisas que estavam escondidas, sobretudo répteis”, explicou o cientista alemão Peter Geissler, referindo-se à guerra que assolou este país até finais dos anos 90.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...