Camiões a hidrogénio da Hyundai chegam às estradas da Alemanha



Os camiões XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor Company chegam agora às estradas da Alemanha. Serão 27 viaturas novas a integrar as frotas de sete empresas de logística, indústria e retalho, que vão usufruir do financiamento para veículos comerciais ecológicos aprovado pelo Governo alemão no ano passado.

O camião de mercadorias pesadas movido a hidrogénio foi lançado em 2020 e é o primeiro do género a ser produzido em massa no mundo. A empresa já tinha disponibilizado 47 unidades na Suíça, que até à data percorreram mais de 4 milhões de quilómetros ao serviço de 45 clientes e 23 marcas.

Com a entrada no mercado alemão de veículos pesados queremos aproveitar esta oportunidade para expandir o nosso negócio para o mercado europeu de uma forma mais alargada, apoiando os esforços da Alemanha para atingir os seus objetivos de neutralidade carbónica”, afirmou Mark Freymueller, VicePresidente e Diretor da Divisão de Inovação Empresarial de Veículos Comerciais da Hyundai Motor Company.

Em agosto de 2021 a Alemanha divulgou as suas diretrizes de financiamento para veículos comerciais com sistemas de condução alternativos, após aprovação da Comissão Europeia. O financiamento está disponível para veículos elétricos a bateria, fuel cell (hidrogénio) e híbridos, correspondendo a infraestruturas de reabastecimento/carregamento e estudos de viabilidade relacionados.

O Hyundai XCIENT Fuel Cell está equipado com um sistema fuel cell de 190 kW, com duas pilhas de 90 kW. O motor de 350 kW com binário máximo de 2,237 Nm permite uma condução com um desempenho dinâmico. Tem sete tanques de hidrogénio que proporcionam uma capacidade de armazenamento de 31 kq de combustível, enquanto três baterias de alta voltagem de 72 kWh proporcionam uma fonte adicional de energia. A autonomia máxima é de cerca de 400 quilómetros.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.