Camiões, autocarros e carrinhas também terão de ser elétricos na União Europeia



O comité europeu para o ambiente quer eletrificar os veículos pesados que circulam na Europa, para reduzir as emissões de CO2. Assim, o comité propôs que os fabricantes sejam obrigados a produzir veículos que emitam 50% menos emissões até 2030, e que estes veículos representem 20% da quota de mercado de novas vendas.

Os eurodeputados incluíram igualmente autocarros urbanos nesta proposta, indicando que pelo menos 50% dos novos autocarros devem ser elétricos até 2025 e que 75% terá de ser elétrico até 2030.

Os eurodeputados por trás da proposta acreditam que a transição para uma sociedade de zero emissões obrigará a mudanças que podem ter impactos negativos na sociedade. Como tal, a União Europeia deverá promover novas capacidades e a mobilidade de trabalhadores nas regiões mais afetadas. Também aconselham a União a promover a criação de fábricas de baterias em solo Europeu.

Bas Eickhout, do comité, disse que “os fabricantes de camiões precisam de começar a investir em tecnologias limpas. A União Europeia tem de avançar da lentidão [de hoje] e tornar-se uma pioneira na proteção climática no que toca ao trânsito rodoviário. O Intergovernmental Panel on Climate Change deixou claro que não podemos desperdiçar mais tempo.”

 

Votações em novembro
As votações para estas propostas decorrem em novembro. Os eurodeputados indicam que o setor dos transportes é o único grande setor da União Europeia onde as emissões de gases com efeitos de estufa continuam a aumentar. Para cumprir as metas do Acordo de Paris é necessário acelerar a descarbonização de todo o setor e caminhar para zero emissões até meados do século.





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