Camiões que servem a Nestlé em Estarreja abastecidos com óleo vegetal hidrogenado



A Nestlé iniciou um projeto-piloto de utilização de combustível a Óleo Vegetal Hidrogenado (HVO) nos camiões da rota logística entre a fábrica de Avanca, em Estarreja, e Lisboa, anunciou a empresa.

“A Nestlé tem como objetivo alargar esta iniciativa a outros veículos e fornecedores de logística com os quais opera em Portugal nos próximos meses”, adianta a empresa em nota de imprensa.

O projeto tem como objetivo reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, substituindo o gasóleo convencional utilizado nos camiões dos seus fornecedores de logística.

A empresa de transportes de Estarreja TJA é parceira do projeto-piloto, abastecendo os seus camiões usados naquela rota logística com HVO.

“Este combustível, 100% renovável, começou a ser utilizado num camião que percorre a rota de distribuição da Nestlé, com início na fábrica de Avanca, passando pela Azambuja, Lisboa e regressando a Avanca”, no distrito de Aveiro.

Segundo a empresa, a substituição do combustível dos camiões traduz-se numa redução imediata em pelo menos 80% das emissões de gases com efeito de estufa por quilómetro percorrido.

A utilização de HVO é feita sem necessidade de nenhuma alteração ao motor do camião, sendo o abastecimento feito em Vila Nova da Rainha, na Azambuja, e Antuã, em Estarreja, através de uma parceria com a Repsol.

A multinacional tem como perspetiva implementar o projeto-piloto durante três meses e, em 2024, alargar o mesmo a mais rotas.

“Com este projeto, apostamos na descarbonização da nossa atividade logística e este é mais um passo significativo em direção ao compromisso de reduzirmos 20% das nossas emissões até 2025”, afirma Hugo Silva, da Nestlé.

Por seu turno, Fábio Brandão, da TJA, destaca que a aposta em combustível 100% renovável da empresa do setor de transportes e logística, como contributo para a transição energética.

“Estes combustíveis são produzidos através de resíduos orgânicos e são já uma solução complementar à mobilidade elétrica, o que permite reduzir as emissões dos transportes”, afirma Nuno Soares, da Repsol.

A Nestlé está em Portugal desde 1923 e conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca) e um centro de distribuição (Avanca).

Tem atualmente 2.542 colaboradores, tendo gerado em 2022 um volume de negócios de 677 milhões de euros.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...