Camisola polémica protege sem-abrigo da violência urbana (com FOTOS)
Além de muitas vezes dormirem ao relento e à chuva, os sem-abrigo são também marginalizados e descriminados. Contudo, uma marca de roupa criou, inadvertidamente, uma peça de roupa que os pode ajudar a manterem-se quentes e também a ocultarem a sua identidade.
Anders Hsi, um dos criadores da peça de vestuário, estava a gravar um vídeo comercial para esta quando foi abordado por um sem-abrigo, que lhe perguntou se poderia ver melhor a camisola. A peça de roupa em questão, chamada The Visor, trata-se de uma sweatshirt com fecho e capuz, mas em que o fecho passa o pescoço e permite cobrir a cara de quem usar a camisola, criando um efeito de máscara, parecida às utilizadas pelos assaltantes.
Depois deste encontro com o sem-abrigo, o projecto, que apenas tinha um fim comercial, tornou-se numa causa filantrópica, decorrendo já uma campanha de angariação de fundos na plataforma Kickstarter.
“Originalmente concebemos esta sweatshirt para pessoas que queriam privacidade enquanto dormem nos transportes públicos. Contudo, o Joe [o sem-abrigo] mostrou-nos que a peça pode ter outro fim”, indica Hsi à Mashable.
De acordo com Hsi, uma das principais preocupações entre os sem-abrigos norte-americanos é a brutalidade policial. “Talvez esta sweatshirt possa prevenir a identificação. Acho que se estivesse a dormir com esta camisola na rua a polícia ia acordar-me e perguntar se estava tudo bem e não aproximar-se com violência”, afirma Hsi.
“As pessoas tendem olhar estarrecidas para nós quando estamos sentados na berma da estrada. É bom ter algo que nos dê privacidade e é quente”, explica Joe.
Por cada Vision vendida, outra será doada uma associação de sem-abrigos em Albuquerque, nos Estados Unidos.
[nggallery id=645 template=greensavers]