Camisolas de craques de futebol vão ajudar a construir casa para crianças com cancro
Lembra-se de Marc Janko, o futebolista austríaco que representou o FC Porto na época passada e que dizia que os portugueses adoravam usar sacos de plástico? Hoje, Janko joga na Turquia, no Trabzonspor, mas continua atento às questões ligadas à responsabilidade social – desta vez ligada às crianças.
Ontem, Janko anunciou sete dias de leilões de camisolas para ajudar a Organização para Crianças com Cancro de Salzburgo, na Áustria. Os leilões são online e as camisolas são de alguns dos futebolistas mais conhecidos do mundo, como Cristiano Ronaldo, Neymar, Raul, Thierry Henry, Mario Gomez, Bastian Schweinsteiger, Robben, Ribery ou João Moutinho. Para além da camisola do próprio Janko, claro.
Pode ajudar esta iniciativa aqui.
Todo o dinheiro angariado servirá para ajudar à construção da Sunshine Island, suportando a recuperação das crianças com cancro. As camisolas são especiais – a de Neymar, por exemplo, foi usada durante os Jogos Olímpicos de Londres, no Verão.
A Sunshine Island será o único centro de reabilitação social para crianças com cancro da Áustria. O centro receberá também as famílias das crianças. O centro vai custar €4,6 milhões e receberá 50 crianças da Alemanha, Áustria e Itália.
É importante perceber que o futebol, que movimenta tantos milhões, pode também ser um centro para a inclusão social, ainda que nem sempre haja essa percepção. Seria também interessante que outros jogadores lançassem as suas próprias iniciativas de responsabilidade social, devolvendo à sociedade parte do que esta lhes dá.