Campanha de recolha de garrafas plásticas lança votação para escolher destinatários dos donativos
A votação online para a escolha das instituições de apoio social que receberão o valor dos donativos angariados através do projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!” arrancou hoje, Dia Mundial do Ambiente, e termina a 5 de julho.
O projeto “ Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham, Ganha o Planeta” teve início a 13 de março deste ano com a instalação de máquinas de recolha automática de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis, em 23 grandes superfícies de norte a sul do país, e conta agora com 36 instituições de apoio social candidatas a receber os donativos angariados em cada uma das máquinas.
A votação poderá ser feita no site dovelhosefaznovo.pt, sendo que o anúncio das instituições eleitas pelos consumidores está agendado para dia 15 de julho.
Sempre que os consumidores devolvem garrafas nas máquinas de recolha automática recebem o valor de dois cêntimos por cada unidade entre 0,1 e 0,5 litros e cinco cêntimos acima de 0,5 e até 2 litros. Caso o desejem podem optar por doar essa quantia em vez de a utilizar em compras nos espaços comerciais onde estão localizadas as máquinas. Podem ser devolvidas garrafas de bebidas em plástico PET, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas.
O projeto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!” é gerido por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas.
Este projeto-piloto, ativo até setembro de 2021, é relevante para a preparação da implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, que deverá suceder a este sistema de incentivo a partir de 1 de janeiro de 2022.