Campanha “Pilhas e lâmpadas por alimentos” atingiu valor máximo durante a pandemia



A campanha de sensibilização para a reciclagem “Pilhas e lâmpadas por alimentos”, uma iniciativa do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome, permitiu a recolha de cerca de 10 mil quilos de pilhas e lâmpadas usadas, durante a pandemia, que foram convertidos num apoio monetário de 8.900 euros, o valor mais alto alcançado até agora nesta campanha.

O Lidl também se associou este ano à campanha do Electrão “Pilhas e lâmpadas por alimentos”. Contribuiu com 3911 quilos de pilhas e baterias, o que aproximou o total nacional recolhido (9588 quilos) das 10 toneladas necessárias para assegurar os prémios mais elevados.

Face ao volume atingido nesta terceira edição, que decorreu entre 2019 e 2020, foi garantido o prémio mais alto previsto na iniciativa, já que os vencedores são recompensados de acordo com o resultado global da campanha.

Na primeira edição de 2017 os resultados só tinham permitido que se alcançasse o prémio intermédio, no valor global de 7500 euros, tal como voltou a acontecer em 2018.

O valor atribuído pelo Electrão aos Bancos Alimentares, que será canalizado para a compra de géneros alimentícios a distribuir pelas famílias mais carenciadas, será partilhado com as instituições parceiras que também contribuíram para esse resultado.

“Registar um recorde na recolha de pilhas e lâmpadas usadas numa época de tão grandes constrangimentos é notável. Nesta campanha o gesto consciente de cada um dos cidadãos, que depositou correctamente os seus resíduos assegurando a sua descontaminação e reciclagem, foi colocado ao serviço de uma nobre causa”, congratula-se o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

“Ajudar quem mais precisa, sobretudo numa época de grandes constrangimentos sociais e económicos como a que atravessamos, resultante da pandemia, tem sido apanágio do Lidl Portugal. Fazemo-lo de diversas formas e a adesão a esta campanha, que permite, em simultâneo, sensibilizar a população para a correcta utilização de resíduos, foi muito importante, pelo seu duplo impacto, social e ambiental, o que nos deixa muito orgulhosos”, sublinha a Directora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, Vanessa Romeu.

“A campanha Pilhas e Lâmpadas por alimentos é muito importante pois permite sensibilizar a sociedade em geral para a atenção aos resíduos oferecendo uma solução de operacionalização da entrega dos mesmos que alia uma causa social relevante. Para a ENTRAJUDA esta dupla vertente ambiental e social é um dos factores de sucesso desta iniciativa do Electrão na qual nos empenhamos numa parceria que gera muito impacto”, refere a presidente da ENTRAJUDA, Isabel Jonet.

BANCO ALIMENTAR DO FUNCHAL É O GRANDE VENCEDOR

O Banco Alimentar do Funchal recolheu 1703 quilos de pilhas e lâmpadas usadas, o que lhe permitiu receber o prémio mais elevado de 2500 euros. Os restantes bancos alimentares aderentes receberam um prémio de 200 euros, com excepção de Portalegre e Cova da Beira, que não chegaram a recolher o mínimo de 100 quilos durante a campanha.

A Entreajuda recebeu um prémio de cinco mil euros, em consonância com o resultado global, tal como previsto no regulamento.

A campanha é dirigida aos Bancos Alimentares de todo o país e às Instituições Particulares de Solidariedade Social que são por estes apoiadas com o objectivo de incentivar a entrega de pilhas e lâmpadas para reciclagem.

Banco Alimentar

Lâmpadas (Kg)

RPA(Kg)

                                            Total

 

Prémios (€)

BA Funchal

305

1398

1703

2500

BA Lisboa

1069

1069

200

BA Setúbal

800

800

200

BA Terceira

750

750

200

BA Porto

160

480

640

200

BA Viana do Castelo

300

300

200

BA Algarve

211

211

200

BA Aveiro

11

109

120

200

BA Portalegre

64

64

BA Cova da Beira

22

22

Entreajuda

5000

Total

476

5203

5678

8900





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