Canal Discovery mostra gravações inéditas de tribos isoladas que ainda não foram contactadas (com vídeo)



O Canal Discovery internacional vai exibir, no próximo domingo, um documentário onde mostra gravações inéditas e em HD de tribos isoladas – e que ainda não foram contactadas – na florestas Amazónica.

As tribos, que vivem na fronteira entre o Brasil e o Perú, foram filmadas por uma equipa de reportagem da BBC e Discovery, que as avistou num avião a 800 metros de distância.

As gravações – que serão exibidas no programa Human Planet e nunca foram mostradas em televisão – mostram uma tribo saudável, com cestos de mandiocas, papaias, vegetais e bananas. Homens, mulheres e crianças olham com curiosidade – mas sem pânico – para o avião que passa por cima deles.

Em Janeiro, a Survival International colocou neste site algumas das gravações da BBC [ver vídeo], em primeira mão. Então, as imagens eram narradas pela actriz Gillian Anderson.

“O que é realmente poderoso nestas filmagens é a confiança e aspecto saudável destas pessoas. Espero que as deixem em paz – mas isso apenas acontecerá quando os madeireiros forem impedidos de o fazer”, explicou Anderson, estrela da série Ficheiros Secretos.

Estas declarações têm um contexto. Esta tribo encontra-se actualmente ameaçada por madeireiros do lado peruano da fronteira.

“É preferível ter aqui uma equipa de televisão – que vai filmar esta tribo – a madeireiros que, na primeira vez que os virem, vão matá-los”, explica José Carlos Meireles, do departamento de assuntos indígenas do Governo brasileiro.

Meireles acedeu, pela primeira vez, ao pedido da BBC e Discovery, para provar à comunidade internacional – e ao próprio Governo brasileiro – que estas tribos existem.

Veja algumas das gravações, que já chegaram a pelo menos dois milhões de pessoas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...