Cancun recebe eco ilha inovadora capaz de limpar o oceano (com FOTOS)



Richard Moreta Castillo projectou uma enorme plataforma marinha para Cancun, no México, que inclui todas as comodidades de luxo características dos grandes empreendimentos, incluindo uma sala de refeições submarina. O eco complexo Grand Cancun é um projecto arrojado, mas que não deixa de lado a sua vertente sustentável ambientalmente.

Toda a superfície da plataforma será coberta por painéis solares capazes de fornecer energia ao empreendimento e à principal rede eléctrica da cidade. Turbinas eólicas verticais e colectores subaquáticos de energia das ondas também vão produzir mais energia limpa. Um sistema de recolha de água das chuvas permitirá que a água seja recolhida e reutilizada – o que combinado com uma mini central de dessalinização tornará o complexo completamente auto-suficiente.

Segundo o Inhabitat, o mega projecto com uma pegada de carbono zero será a primeira plataforma marítima que não procura explorar os seus recursos naturais. Em vez disso, tenta sim reabilitar a zona do oceano em que fica situada. Neste caso, a plataforma irá filtrar hidrocarbonetos e poluentes para garantir que as criaturas marinhas beneficiam de um ecossistema saudável e que a beleza natural da praia é recuperada.

O projecto pretende assinalar o 50º aniversário do início do desenvolvimento de Cancun em 2020.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...