Cantanhede cria 100 postos de trabalho em nova fábrica de fungicida biológico
Em 2011, uma equipa de investigadores portugueses desenvolveu e patenteou um fungicida biológico de elevada eficácia, extraído do tremoço. O projecto está agora a ser posto em prático pela Converde, uma empresa de biotecnologia que inaugurou uma fábrica num parque industrial de Cantenhede e que irá criar 100 postos de trabalho, até 2016, em todo este processo.
Segundo o jornal Campeão das Províncias, o produto será comercializado para todo o mundo e tem uma eficácia igual ou até superior à dos melhores fungicidas sintéticos disponíveis no mercado.
Com um investimento total de cerca de €30 milhões na fábrica, a Converde vai aproveitar uma investigação pioneira realizada no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, onde foi identificada a proteína multifuncional BLAD. Produzida durante a germinação de uma variedade de tremoço denominada “lupinus albus”, esta proteína funciona como substância activa do fungicida.
A descoberta, que teve início em 1991 e à qual se seguiram mais de dez anos de investigação, culminou com a participação do projeto no Programa COHiTEC, da COTEC Portugal, que viabilizou a vertente comercial do projecto.
A COTEC salienta que a inauguração da unidade industrial marca uma nova fase para a empresa Converde. Com uma área coberta de 17 mil m2, a unidade está projectada de forma a triplicar a capacidade de produção, que é actualmente de 2 mil toneladas por ano.