Cão de Água, esta raça de cães portuguesa é aventureira e carinhosa



O Cão de Água português é um cão robusto de compleição média, ligeiramente mais comprido do que alto. Muitas vezes são fortes e bem musculados, têm uma única pelagem abundante, seja ondulada ou encaracolada. A expressão do Cão de Água é muitas vezes firme, penetrante e atenta, refletindo a sua disposição espirituosa.

O Cão de Água português provavelmente partilha alguns dos seus ancestrais com o Poodle. Os seus ancestrais eram cães pastores das estepes da Ásia Central, trazidos para Portugal através dos visigodos no século V ou pelos berberes e depois mouros no século VIII. Uma vez em Portugal, distinguiram-se pela afinidade com a água, acabando por arrebanhar peixes em redes, recuperando redes ou equipamentos perdidos e servindo como mensageiros barco a barco ou barco a costa.

Mais tarde, os cães fizeram parte de tripulações de traineiras que pescavam nas águas portuguesas. Esta raça tem uma variedade de pelo comprido conhecida como Cão de água de Pelo Ondulado e uma variedade de pelo encaracolado conhecida como Cão de Água de Pelo Encaradolado. Com o desaparecimento dos métodos tradicionais de pesca, os pescadores portugueses e os seus cães começaram a desaparecer da costa no início do século XX. A raça foi salva em grande parte pelas tentativas de um homem, Vasco Bensuade, um rico magnata da navegação. Bensuade promoveu a raça e, através dos seus esforços, o clube da raça foi reorganizado. Após uma breve aparição em Inglaterra na década de 1950, a raça virtualmente desapareceu por lá. Por volta dessa época, os primeiros Cães de Água migraram para a América, onde lentamente ganharam seguidores. A sua popularidade cresceu muito rapidamente e a raça é agora uma companheira de família amorosa.

O Cão de Água Português é um cão amante da diversão, da família e da água. Costumam ser bons com crianças, outros cães e animais de estimação, podendo ser sensíveis e responder bem às orientações. Geralmente são uma boa raça para uma pessoa ativa que deseja um parceiro aventureiro, afetuoso e obediente.

Esta é uma raça ativa que necessita de exercícios físicos e mentais diários, de preferência envolvendo natação e recuperação. Caso contrário, precisam de uma longa caminhada ou corrida ou um jogos físicos. O seu pelo precisa de ser escovado a cada dois dias, além de cuidados profissionais mensais.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.