Caracol canibal e lesma cor-de-rosa descobertos na região montanhosa da Austrália



Uma lesma gigantesca e cor-de-rosa choque e um caracol canibal foram descobertos numa zona remota da Austrália, Monte Kaputar. Segundo o Sydney Morning Herald, a lesma pode atingir 20 centímetros e o caracol come outros caracóis – os vegetarianos.

A descoberta bizarra foi feita perto de Narrabri, na província de Nova Gales do Sul, a 520 quilómetros de Sydney.

Segundo o jornal, a maioria da vegetação da montanha é seca, mas existem algumas bolsas de floresta tropical, uma mistura de ambiente com criaturas únicas no mundo – como estas duas.

Nos meses de Inverno, a região pode ter chuvas prolongadas e neve, o que contribui para a proliferação destas lesmas, segundo os habitantes locais. Só agora é que os taxonomistas confirmaram a espécie: triboniophorus graeffi.

Estas lesmas datam da Gondwana, o nome dado aos dois continentes que formaram parte do supercontinente Pangaea, que existiu há 180 milhões de anos. Essas duas massas de terra vieram a formar o actual continente australiano.

Esta lesma é única da região, apesar de contar com parentes próximos na Nova Zelândia e África do Sul. O caracol canibal é outra espécie que apenas existe em Mount Kaputar. Ele tem este nome porque come outros caracóis – os vegetarianos.

“Esta é uma pequena ilha de floresta alpina, a milhares de quilómetros de tudo. As lesmas são incríveis, não parecem reais”, explicou ao Morning Herald Michael Murphy, que patrulha o parque natural.

O Monte Kaputar eleva-se a 1.500 metros, faz parte da cadeia montanhosa de Nandewar Range e do Parque Nacional homónimo. A zona é conhecida pelos vestígios de um vulcão extinto e que esteve activo há cerca de 18 milhões de anos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...