Caracol sobrevive após ser digerido por aves



A espécie de caracol terrestre Tornatellides boeningi sobrevive à passagem pelo tubo digestivo das aves que os caçam, de acordo com um estudo da Universidade de Tokohu, no Japão. Cerca de 15% dos indivíduos analisados  sobreviveram à ingestão e digestão das suas presas, à semelhança do que acontece com uma espécie aquática de caracol, que é presa de um peixe de água doce.

A pesquisa, recentemente publicada na revista Journal of Biogeography, defende que o molusco sobrevive graças às suas diminutas dimensões, uma vez que a concha pode não ser maior que os 2,5 milímetros, o que permite que o caracol atravesse o sistema digestivo sem sofrer um esmagamento. Os cientistas acreditam que a ingestão por estes predadores pode ser um importante mecanismo de dispersão do pequeno molusco.

À semelhança do que acontece com algumas espécies de plantas, os caracóis podem aproveitar o “transporte” das aves para se dispersarem geograficamente, o que é provado por uma análise genética das populações. Há uma grande diversidade genética entre a espécie, mas não existe qualquer isolamento entre as comunidades, apesar da distância.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...