Caravela-portuguesa australiana: temida por muitos, é dona de uma beleza inigualável
A caravela-portuguesa, ou portuguese man o’war, como é conhecida nos países anglo-saxónicos, é um dos animais mais perigosos do mar.
Nativa de águas tropicais e subtropicais, a caravela-portuguesa vive à superfície da água e é levada pelas correntes, ventos e marés. Temida pelos banhistas pelas suas picadas dolorosas, ela é facilmente visível, devido aos tentáculos fluorescentes que brilham nas ondas.
No entanto, a picada de caravela-portuguesa não foi suficientemente assustadora para afastar o fotógrafo Matthew Smith, que se confessou atraído pelo animal pelas suas cores vivas.
Segundo o Daily Mail, Smith passou os últimos 12 meses em Bass Point Cove, na Nova Gales do Sul, Austrália, a fotografar caravelas-portuguesas. Smith utilizou uma técnica subaquática, com uma lente à prova de água feita por ele, para captar a luminosidade do animal.
“Não se vê nas fotos, mas a caravela-portuguesa está constantemente a mudar a sua dinâmica. O Oceano atira-a para a frente e para trás, o vento sopra, mas elas são excelentes nadadoras”, concluiu. Veja algumas destas fotos.
[nggallery id=1541 template=greensavers]