Carcaça inchada de baleia ameaça cidade canadiana (com FOTOS)
As baleias azuis são, actualmente, o maior animal da Terra – e podem ser mesmo o maior que já existiu em toda a história da humanidade. Quando estes animais massivos morrem, nem sempre se afundam. Por vezes dão à costa, criando problemas para as autoridades, já que encontrar uma solução para a carcaça pode não ser tarefa fácil.
Quando uma baleia morre e começa a decompor-se, qualquer comida que ainda esteja no seu estomago começa a apodrecer e as bactérias vão proliferando no interior do animal. Estas bactérias produzem calor e gases que se acumulam fazem inchar a carcaça. Eventualmente, a pressão no interior do corpo das baleias é tão grande que o corpo acaba por explodir.
As regiões costeiras, que costumam receber carcaças de baleias, possuem técnicos especializados que perfuram a baleia para que os gases, sangue e entranhas do animal possam sair para o exterior de uma maneira controlada. No entanto, algumas baleias dão à costa em locais que não possuem técnicos com este conhecimento. É o caso de uma pequena cidade na Terra Nova, Canadá, onde uma baleia azul morta deu à costa e os residentes não sabem o que fazer à caraça do animal.
Quando é necessário desfazer-se de uma carcaça de baleia, existem basicamente duas soluções e nenhuma delas é barata. Uma delas é levar novamente a baleia para alto mar e deixá-la afundar, assegurando-se de que não volta a dar à costa. Esta solução requer uma embarcação capaz de arrastar o animal. Contudo, só é viável dependendo da localização da praia, já que grande embarcações não conseguem manobrar em praias pequenas, pois existe o risco de encalharem. A outra solução é enterrar o animal. Contudo, também esta solução requer maquinaria pesada e um grande terreno que possa ser escavado para depositar o animal.
Trout River, o local onde esta baleia de 25 metros deu à costa, é uma pequena cidade com 600 habitantes. Presume-se que o animal tenha morrido nas águas geladas há várias semanas, mas só agora deu à costa. A autoridades da pequena localidade dizem não ter meios capazes para lidar com a carcaça do animal, refere a BBC. Contudo, as autoridades centrais dizem que é da competência de Trout River resolver o problema e aconselham à pequena cidade deixar o corpo da baleia apodrecer naturalmente.
Porém, as autoridades locais discordam, já que deixar o animal decompor ao ar livre cria um problema de saúde pública, já que em breve vai começar a criar cheiros e pode explodir a qualquer momento, espalhando as suas entranhas pelas imediações da praia. Existe também o problema dos animais indesejados, que serão atraídos pelo animal em putrefacção.
Nos anos 1970, as autoridades de Florença, no Estado do Oregon nos Estados Unidos, tiveram de lidar com uma situação semelhante e resolveram explodir com a carcaça do animal, recorrendo a dinamite. As autoridades esperavam que o impacto da explosão empurrasse o animal novamente para o mar e eliminasse quaisquer vestígios que pudessem ficar na praia. Contudo, o resultado foi que a explosão espalhou as entranhas em decomposição da baleia num raio de 240 metros.
[nggallery id=466 template=greensavers]