Carlos Minc completa troika ambiental brasileira em Portugal



Depois de confirmadas as presenças, em Portugal, de Marina Silva e Izabella Teixeira, respectivamente ex-ministra do Meio Ambiente do Brasil e a actual ministra, foi esta semana também anunciada a presença, em Portugal, de outro ex-ministro do Meio Ambiente brasileiro, Carlos Minc.

Minc, que sucedeu a Marina Silva e antecedeu Izabella Teixeira, estará em Lisboa no próximo dia 18 de Maio – já para a semana -, quarta-feira, para falar de “Mercados Emergentes – Caminhos e destinos para o ambiente e a energia”.

Carlos Minc é actualmente secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro e vai participar, em Lisboa, numa conferência promovida pelo jornal Água & Ambiente. De acordo com a imprensa brasileira, Minc aproveitará a visita para prosseguir o acordo de cooperação entre o Estado do Rio de Janeiro e Portugal na área dos resíduos sólidos, assinado em Junho de 2010.

Como o Green Savers adiantou na sexta-feira em primeira mão, a ex-candidata presidencial Marina Silva estará em Lisboa em Outubro, sendo certo que participará numa conferência promovida pela Fundação Gulbenkian e que irá discutir a importância do relatório Brundtland – Our Common Future, lançado em 1987 e que foi precursor da definição de desenvolvimento sustentável.

Já a actual ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, estará em Lisboa no próximo dia 27 de Maio, sexta-feira, para falar sobre os desafios ambientais e o papel do sector privado, uma conferência-almoço que se realizará no Hotel Ritz.

Teixeira irá explicar o que tem sido feito, no Brasil, em termos de desenvolvimento sustentável e por que razão o conceito faz parte da agenda ambiental mundial.

Carlos Minc tem um mestrado em Planeamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1978, e é doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris, 1984.

É também membro fundador do Partido Verde brasileiro (PV), com Fernando Cabrita e Afredo Sirkis, tendo sido eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986. Mais tarde passou a apoiar Lula da Silva e filiou-se no PT. Foi ministro do Meio Ambiente brasileiro entre 2008 e 2010.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...