Carris testa autocarro 100% eléctrico em Lisboa
Entre Outubro e Janeiro, um autocarro totalmente eléctrico e sem ruído estará a percorrer as ruas de Lisboa. Para já o projecto será testado apenas em duas carreiras, mas para o futuro há planos para estender a ideia a mais percursos da cidade.
Estes autocarros eléctricos estarão assim em duas linhas que atravessam a cidade de Lisboa: o 706 que passa pelo Cais do Sodré, Santos, Rato, Avenida da Liberdade, Conde Redondo, Estefânia, Praça do Chile e termina em Santa Apolónia, e o 758 que começa no Cais do Sodré, sobe até à Praça do Camões, segue até ao Rato, Amoreiras, Campolide e vai até Benfica.
Com capacidade para 88 passageiros, o autocarro eléctrico não produz dióxido de carbono nem ruído e apresenta baixos custos de energia e de manutenção. A autonomia rondará os 88km e para carregar as baterias serão necessários apenas 30 minutos.
“Tudo isto tem de ser testado para que possa funcionar em pleno numa cidade complexa como a cidade de Lisboa, com ruas muito estreitas, com uma topografia muito acentuada e com velocidades comerciais muitas vezes baixas”, declarou Tiago Farias, presidente da Carris.
O protótipo a experimentar nas ruas lisboetas foi lançado em Julho passado e é o resultado de uma parceria entre a Siemens, que fornece a energia eléctrica, e várias instituições ligadas à Universidade do Porto.
No âmbito do quadro comunitário Portugal 2020 “haverá financiamento para operadores privados e públicos para a renovação da frota com veículos amigos do ambiente, tanto a gás natural como eléctricos”, garantiu José Mendes, secretário de Estado adjunto e do Ambiente.
A rede da Carris abrange 48 quilómetros, com 70 veículos eléctricos a circular pelas ruas de Lisboa, com mais de 1,7 milhões de km percorridos.
Foto: Companhia Carris Ferro Lisboa / Creative Commons