Carros a diesel podem em breve ser banidos de algumas cidades alemãs



A decisão de banir a circulação de veículos a diesel caberá em breve aos responsáveis de cada cidade alemã. Pelo menos foi essa a deliberação do Tribunal Federal Administrativo Alemão, numa medida que visa o melhoramento da qualidade do ar nas zonas urbanas, com especial incidência nos grandes centros populacionais.

Segundo a decisão tomada esta terça-feira por este órgão, cada cidade será livre de decidir se quer ou não banir a entrada e circulação de veículos movidos a diesel. O parecer do Tribunal Federal Administrativo surge como consequência do imenso escândalo Diselgate, corria o ano de 2015, um período terrível para a Volkswagen.

Pouco depois de se tornar público a manipulação de emissões por parte da gigante alemã, a ong ambiental Deutsche Umwelthilfe avançou para tribunal, na esperança que as cidades mais poluídas do país fossem obrigadas a repensar as suas metas ambientais. A decisão agora conhecida vem dar resposta a este apelo ambiental.

Com uma indústria automóvel que emprega 800 mil pessoas, e mais de 15 milhões de carros a gasóleo a circular nas estradas alemãs, a medida poderá ter forte impacto económico, alertam grupos municipais.

Munique, Estugarda e Dusseldorf fazem parte da lista de cidades que receberam o aval do tribunal para banir automóveis a diesel das suas ruas. Pela Europa, cidades como Madrid e Atenas já anunciaram a intenção de banir os automóveis a diesel das suas estradas até 2025. 2040 é apontada como o deadline para países como o Reino Unido e a França dizerem um adeus definitivo a veículos a diesel.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...