Carruagens do Metro de Lisboa vão transportar mais pessoas



Metropolitano de Lisboa renovou o interior de algumas carruagens, adoptando o modelo de bancos corridos laterais, que deixa mais espaço livre em pé e permite transportar mais 2,5% de passageiros do que o modelo convencional.

De acordo com o Menos Um Carro, foram alterados os revestimentos e os bancos de apenas uma composição com três carruagens, que poderá circular em qualquer linha da rede.

Esta alteração permite aumentar em 2,5% a lotação máxima de cada carruagem (que ronda as 170 pessoas), assim como proporcionar “uma mais fluída entrada e saída de passageiros nas estações”, refere a empresa.

A administração do Metro de Lisboa afirma que a intervenção se limitou a duas unidades protótipo da série ML90, que entrou em circulação em 1993, e que esta alteração “não terá influência no intervalo entre comboios, ou mesmo no pessoal necessário para a sua operação”.

A empresa garante também que “não está prevista, no curto prazo, a remodelação das restantes unidades da frota”.

As alterações foram feitas a propósito de uma “necessidade pontual de refrescamento” dos bancos, chão e revestimentos laterais daquelas duas unidades, devido ao desgaste provocado pela utilização.

“Numa das duas unidades a intervencionar foi decidida a reconfiguração dos bancos de passageiros para disposição longitudinal, para avaliação da solução em contexto operacional”, explica a empresa.

O Menos Um Carro é um movimento criado pela Carris pela mobilidade sustentável da Grande Lisboa. Pode acompanhá-lo neste site, no Twitter ou Facebook.





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