Cartas da Natureza: o projeto que o vai levar ao passado do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
A plataforma Zooniverse agrega diversos projetos em que os cidadãos são convidados a participar e a contribuir para a ciência. O primeiro projeto português vem de Coimbra, e está ligado à Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra (UC).
O “Cartas da Natureza” está disponível online e procura pessoas que queiram localizar diversas espécies de plantas, a sua origem e os cientistas que as estudaram, relativamente ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Os documentos e as cartas manuscritas datam do século XIX e XX, e são de mais de 1100 correspondentes do mundo inteiro. Pode encontrar manuscritos em seis línguas diferentes, desde português, a espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.
Estes documentos históricos contribuem para a conservação das espécies, e “dizem respeito não só à biodiversidade do território nacional, mas também a muitos outros países com relações históricas com Portugal, principalmente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa”, explica a UC.
Pode aceder e participar aqui.