Casa de banho pública em cacos reconvertida em casa de luxo (com FOTOS)



Os londrinos estão a habituar-se a viver em locais pequenos e que, há apenas poucos anos, nunca seriam considerados uma verdadeira casa. Mas o que a arquitecta Laura Clark fez com uma pequena casa de banho pública do bairro de Crystal Palace, na capital britânica, conseguirá convencer até o mais céptico de que há respostas para tudo, na arquitectura.

Clark pegou num WC praticamente destruído e há muito não utilizado e transformou-o numa casa luxuosa. “Uma missão incrível”, como lhe chamou o Inhabitat, até porque o projecto esteve em stand-by durante muitos anos, devido  a uma confusão sobre quem tinha os direitos da propriedade – o WC foi construído na junção de três diferentes partes administrativas da cidade.

A arquitecta descobriu os lavatórios em 2005, pouco depois de se licenciar na Glasgow School of Art. “Queria proteger um local com uma história interessante mas que já se encontrava abandonado e esquecido”, confirmou ao Telegraph.

Durante seis anos, Clark gastou €4.200 em burocracia e participou em inúmeras reuniões camarárias para debloquear o processo, até que em 2011 a casa de banho foi finalmente posta à venda – e Clark comprou-a

Com 55 metros quadrados, o antigo WC foi construído em 1929 e deixou de ser útil no final dos anos 80. Clark esteve em todas as partes da renovação, incluindo na remoção das estruturas existentes, com trabalhadores contratados e companheiros de treino de artes marciais.

O resultado final é inacreditável, tendo em conta o que existia no local: uma casa contemporânea com uma cozinha moderna, casa de banho – fazendo jus à sua história – e muito espaço para arrumações.

Os azulejos da cozinha foram reutilizados da estrutura original, assim como um espelho que foi colocado na sala de estar. Existe até um pequeno poster antigo sobre os perigos das doenças venéreas, na cozinha, que homenageia o antigo espaço. O apartamento foi colocado à venda por €90.000.

[nggallery id=2399 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...