Casa Futebol: uma solução para os estádios brasileiros do Mundial (com FOTOS)



Agora que o Mundial de Futebol terminou e a euforia começa a desvanecer-se, há uma questão que permanece no ar. O que vai o Brasil fazer com os 12 estádios que construiu para o evento? Os arquitectos Axel de Stampa e Sylvian Macaux, do atelier 1Week1Project, criaram um projecto hipotético, intitulado Casa Futebol, que propõe a inserção de unidades habitacionais a baixos preços nas estruturas dos estádios.

A partir desta semana, o Governo brasileiro tem de decidir o que vai fazer com os estádios e infra-estruturas envolventes construídas para o Mundial de Futebol. A maioria das infra-estruturas temporárias vai ser desmontada, outras vão ser reutilizadas, mas a maioria vai ter de ser utilizada com outro propósito ou demolida, caso contrário vai tornar-se obsoleta, tal como a maioria dos estádios construídos em Portugal para o Euro 2004.

Alguns dos estádios podem ser convertidos em parques públicos, mas uma das opções de reutilização mais rentáveis é mantê-los como espaços para eventos.

O Casa Futebol, por outro lado, propõe que os estádios sejam transformados em unidades habitacionais a baixo preço, já que a falta de habitações baratas é uma das maiores necessidades do Brasil. A proposta deste atelier de arquitectos é a instalação de unidades habitacionais modulares entre os pilares de betão e empilhadas em torno do perímetro do estádio, tornando este espaço, que de outra forma não seria utilizado, útil.

Além da inserção das unidades modulares para habitação, os arquitectos pretendem manter as funções originais dos estádios de albergar eventos, apenas com a conversão de algumas bilheteiras em espaço para manutenção das unidades residenciais, refere o Inhabitat.

Esta solução parece uma das mais socialmente responsáveis. Contudo, primeiro é necessário perceber quais são as capacidades estruturais dos estádios e se vão ser capazes de suportar unidades de habitação adicionais.

[nggallery id=734 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...