Casa mais sustentável do Reino Unido vai ser destruída (com FOTOS)



Matthew Lepley e Jules Smith, um casal britânico, levaram cinco anos a construir casa mais verde do Reino Unido e agora vão ser obrigados a destruí-la. O casal não pediu licença para construir a casa e recusa-se a pedir, já que, de acordo com as suas convicções morais, o processo requer muito papel e energia, o que desafia os seus princípios ecológicos.

O casal mudou-se do apartamento que possuía em Londres, em 2009 para Devon, à procura de uma vida mais sustentável. Durante o tempo em que construíram a casa, Matthew e Jules viveram em tendas. Como forma de sustento, viveram da agricultura. A habitação foi construída com a força muscular do casal e a maioria dos materiais foi reaproveitada. A casa não tem electricidade, água canalizada e a casa de banho funciona através de um sistema de compostagem.

“Queríamos construir uma casa que nos permitisse viver em comunhão com a natureza. Utilizámos materiais reciclados, um machado para cortar a madeira e ferramentas manuais para montar a estrutura”, conta Matthew Lepley. “O processo de construção foi um pouco lento mas muito gratificante. Queríamos reduzir as emissões de carbono o mais possível. Os planos para a casa foram mudando ao longo dos anos, de acordo com as nossas necessidades. O calor provém de uma salamandra que aquece a água para o banho. Não temos electricidade mas utilizamos candeeiros de parafina e velas. Esta vida não é para todos, mas nos adoramos.

Na sequência da recusa do casal em obter a licença, as autoridades municipais notificou-os para que “removessem” a casa. “Tomámos a decisão de construir a casa sem permissão porque o procedimento da autarquia não é amigo do ambiente e vai contra os nossos valores pessoais”, explica Lepley.

Inicialmente, os vizinhos apoiaram o estilo de vida do casal, mas quando descobriram que a intenção era transformar o local numa espécie de retiro, com workshops em engenharia verde e permacultura, muitos dos habitantes posicionaram-se contra e lançaram mesmo uma petição para que fossem expulsos.

Matthew e Jules já recorreram da decisão da autarquia para a destruição da casa e aguardam agora a decisão de um segundo recurso.

[nggallery id=274 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...