Casa Relvas é distinguida pelas práticas sustentáveis na produção do vinho
A Casa Relvas, empresa produtora de vinhos do Alentejo, é a primeira das dez maiores produtoras da região a receber Certificação de Produção Sustentável. O projeto familiar foi distinguido no relatório de auditoria do Programa de Sustentabilidade de Vinhos do Alentejo (PSVA), que reconheceu as práticas sustentáveis nas vertentes social, ambiental e económica.
Fundada em 1997, a Casa Relvas tem vindo a desenvolver, ao longo das duas décadas, várias práticas alinhadas com a sustentabilidade. No campo, prima-se pela preservação dos ecossistemas e da biodiversidade; existe uma boa gestão dos solos, modos de produção integrada e biológica, uso de organismos auxiliares, e conservação e restauro das linhas de água.
Outra das medidas implementadas está relacionada com o pasto das ovelhas. Através da pastagem de inverno nas vinhas, reduzem o uso de herbicidas e de fertilizantes químicos, passando uma parte da fertilização a ser feita com resíduos orgânicos da adega e de composto animal. Para além disso, o produtor evita ainda o uso de máquinas para cortar ervas, diminuindo as emissões de poluentes gasosos e compactações de solo.
Na adega, a eficiência energética e o uso racional da água são prioritários, mas também a redução dos resíduos produzidos. O uso de produtos mais sustentáveis, como rolhas, barricas e outros materiais de florestas certificadas, são igualmente práticas fomentadas pela empresa. Nos últimos anos, por exemplo, registou-se uma redução de cerca de 30% dos recursos hídricos, na produção de cada garrafa, e toda a água utilizada pode ser reaproveitada para regar as vinhas. Quanto às embalagens, utilizam-se maioritariamente as de cartão feito a partir de papel reciclado certificado. Já as garrafas, são produzidas com uma menor quantidade de vidro.
Além disso, anualmente, a Casa Relvas realiza o cálculo da pegada de carbono e põe em prática diversas medidas para garantir a sua redução.
“A equipa da Casa Relvas está muito orgulhosa desta certificação levada a cabo pela empresa CERTIS em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana”, afirma Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas. “Esta certificação revela que a filosofia em que acreditamos e que defendemos – e praticamos – é o caminho certo. Acreditamos que esta abordagem valoriza o produto e a região a nível nacional e internacional, e é para isso que trabalhamos diariamente na implementação de práticas sustentáveis nas várias dimensões e, por isso, este passo é extremamente importante para nós pois vem reconhecer o nosso empenho.”