Casa sustentável é impressa em 3D



A impressão 3D é um método usado para construir de um objeto tridimensional a partir de um modelo digital. Informaticamente, o computador dá instruções a um braço móvel que desenha os traços. Em vez de camadas de tinta de uma impressão tradicional, as camadas são agora de uma pasta bombeada que vai solidificando enquanto é traçado o desenho programado.

O mais recente surge em janeiro de 2021 e é apresentado por um fabricante italiano de impressoras 3D Wasp: a TECLA é uma casa ecológica feita à base de argila e materiais reciclados. Isso reduz as emissões de transporte de materiais e também garante que o edifício seja desperdício zero. Além de biodegradável e 100% reciclável, a casa pode ser adaptada a distintos contextos e situações.

Levou dez dias a imprimir 20 metros quadrados de parede com 40 centímetros de espessura. Citado no portal 3Dprintingindustry, Mario Cucinella, arquiteto que se associou à empresa de construção, sublinha que este edifício é um desafio de geometria de impressão no limite físico e “pode ser uma resposta real às necessidades de viver hoje e no futuro”.

Segundo o site da empresa, a mistura usada para construir a casa é composta por 25% de solo extraído do local onde a casa será construída (30% de argila, 40% de lodo e 30% de areia), 40% de palha, 25% de casca de arroz e 10% de cal hidráulica, que são misturados num moedor antes de serem integrados no sistema de impressão.

“A deposição do material à base de terra bruta, palha e casca de arroz é controlada através de tecidos articulados, capazes de conferir, ao mesmo tempo, solidez construtiva e variação geométrica ao longo de todo o desenvolvimento da parede”, escreve a empresa no seu site, acrescentando que “a versatilidade do projeto computacional é possível na prática da construção graças à precisão e velocidade da tecnologia 3D, obtendo geometrias complexas e difíceis de replicar com os sistemas tradicionais de construção”.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...