Casas feitas de garrafas de plástico é novo negócio sustentável na Nigéria
Na Nigéria, um dos países africanos mais populosos, existem agora casas a ser construídas com garrafas de plástico descartadas que são preenchidas com areia e fixas numa parede através de um padrão de treliça. As casas são oferecidas a preços mais baixos, o que ajuda as vilas rurais.
Neste país, a quantidade de garrafas descartadas é tão elevada que este tornou-se um negócio sustentável, e este método de construção mais ecológico é forte e durável, capaz de resistir a terramotos – e até balas.
Chamada como “tecnologia tijolo-garrafa”, a Al Jazeera relata que as paredes são 18 vezes mais resistentes do que os tijolos normais.
Na cidade de Kaduna, o projeto emprega jovens desempregados para encher garrafas com areia antes de empilhá-las com uma cola de tecnologia de lama tradicional e proteger o lado de fora com uma rede. O resultado parece bastante impressionante e pode custar um terço menos do que as casas tradicionais da região, com as matérias-primas quase gratuitas.
Até 14.000 garrafas de plástico serão usadas para fazer uma casa, e a equipa da Associação de Desenvolvimento de Energias Renováveis nigeriana espera apresentar o projeto ao governo nigeriano de forma a garantir algum financiamento adicional e expandir o empreendimento.
Uma coisa é certa, a coleta de garrafas em estradas cheias de lixo está beneficiar a vizinhança e o planeta.