Cascais, Porto e Lisboa na luta para capital verde da Europa em 2017
A vila de Cascais e as cidades de Lisboa e Porto candidataram-se ao European Green Capital Award, uma iniciativa que promove a visão sustentável das cidades – e vilas – cuja primeira edição foi realizada em Tallinn, na Estónia, em 2006.
De acordo com a Comissão Europeia, candidataram-se à iniciativa, este ano, 12 cidades: Bursa (Turquia), Cork (Irlanda), Essen (Alemanha), ‘s-Hertogenbosch (Holanda), Istambul (Turquia), Lahti (Finlândia), Nijmegen (Holanda), Pécs (Hungria) e Umeå (Suécia), para além dos três municípios portugueses.
A iniciativa reconhece a liderança de uma cidade na inovação pela sustentabilidade e modos de vida urbanos amigos do ambiente. Agora, um painel de especialistas internacionais irá desenvolver uma análise detalhada de cada dossiê apresentado, com base em 12 indicadores: qualidade de ar; mitigação e adaptação das alterações climáticas; áreas urbanas sustentáveis; gestão integrada do ambiente; transportes locais; natureza e biodiversidade; qualidade do ambiente acústico; produção é gestão de resíduos; tratamento de águas residuais e gestão de resíduos.
Em Junho de 2015 será anunciada uma shortlist de cidades, que serão posteriormente convidadas a apresentarem o seu município, pessoalmente, ao júri. O vencedor será anunciado no mesmo mês em Bristol, Reino Unido, que será a Cidade Verde Europeia de 2015.
Sete cidades já foram galardoadas com o prémio: Estocolmo (Suécia), Hamburgo (Alemanha), Vitoria-Gasteiz (Espanha), Nantes (França), Copenhaga (Dinamarca), Bristol (Reino Unido) e Ljubljana (Eslovénia). Será desta que Portugal entra no lote de vencedores?
Foto: Cascais / Pedro Ribeiro Simões / Creative Commons