Cascais promove acção de limpeza subaquática e da orla costeira
A Câmara Municipal de Cascais (CMC), em parceria com o centro de mergulho Cascais Dive e a APPSA (Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia), está a promover uma acção de limpeza subaquática e da orla costeira, o Clean Up the Atlantic 2015.
As inscrições estão abertas até 13 de Maio, amanhã. “[O objectivo da acção] é promover a prática de mergulho no concelho e sensibilizar a população para o combate à poluição marítima”, explica o site da CMC em comunicado.
O Clean Up the Atlantic realiza-se no dia 17 de Maio, domingo, às 10h, na Praia dos Pescadores e junto ao Farol da Guia, dividindo-se entre a limpeza subaquática e a remoção de resíduos na orla costeira.
Esta é a 8.ª edição da iniciativa que, desde 2008, permitiu retirar do fundo do mar cerca 9 toneladas de desperdícios como pneus, baterias, âncoras, redes de pesca, sapatos, carrinhos de bebé, entre outros materiais que prejudicam o ecossistema.
A limpeza subaquática, que terá lugar na praia dos Pescadores (Baía de Cascais), está aberta a participantes com experiência em mergulho. A organização disponibilizará gratuitamente garrafas aos mergulhadores e, para os participantes que não têm equipamento de mergulho próprio, o mesmo será facultado por um valor simbólico.
Quem não têm experiência em mergulho e pretende juntar-se a esta iniciativa poderá participar na limpeza da orla costeira junto ao Farol da Guia.
No final das duas ações de limpeza, todos os resíduos serão pesados e ficarão expostos na Baía de Cascais, de modo a chamar a atenção da população para a poluição marinha e os impactes negativos na biodiversidade marinha.