Cátedra REN lança manual sobre impacte das linhas de transporte de energia na biodiversidade
A Cátedra REN em Biodiversidade elaborou o “Manual para a monitorização de impactes de linhas de muito alta tensão sobre a avifauna e avaliação da eficácia das medidas de mitigação”, um documento que estabelece as práticas adequadas para monitorizar os impactes e avaliar as medidas usadas para os minimizar.
O documento resulta de cinco anos de trabalho de investigadores do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), na área dos impactes das linhas elétricas na biodiversidade, e foi financiado pela REN e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
“O programa Cátedra REN em Biodiversidade revela que as parcerias entre os players, de diferentes áreas, são fundamentais na área da transferência de conhecimento, e assumem um papel central nas áreas relacionadas à sustentabilidade ambiental”, acrescenta Francisco Parada, responsável pela área de Qualidade, Ambiente e Segurança da REN.
Os destinatários principais do Manual são todas as entidades envolvidas na fase de pós-avaliação dos projetos sujeitos a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) ou Avaliação de Incidências Ambientais, e em particular os consultores ambientais.
Segundo Francisco Moreira, coordenador da Cátedra REN em Biodiversidade, “esta foi uma demonstração perfeita do que designamos de ecologia aplicada, utilizar o conhecimento científico mais recente e transferi-lo para a implementação de práticas mais adequadas à monitorização de impactes ambientais”.