Célula solar atinge recorde de 44,7% de eficiência



Investigadores do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar alemão alcançaram um novo recorde mundial na conversão da luz solar em electricidade, usando uma nova estrutura de célula solar com quatro subcélulas.

Foram necessários três anos de investigação em torno desta tecnologia para alcançar o novo recorde mundial de 44,7% – uma eficiência espantosa para o mundo da tecnologia solar, incrivelmente próxima dos 50%. Os progressos são incríveis, principalmente tendo em conta que foi apenas há poucos meses, em Maio de 2013, que o mesmo grupo de investigadores foi capaz de alcançar uma eficiência de 43,6% com esta tecnologia.

O TreeHugger explica que em causa está o uso terrestre das chamadas células solares multijunção III-V, que originalmente provêm da tecnologia espacial e que têm demonstrado maiores eficiências na conversão da luz solar em electricidade. O processo ocorre ao serem empilhadas várias outras células, feitas de diferentes materiais III-V semicondutores, na célula multijunção. As subcélulas solares conseguem absorver diferentes gamas de comprimento de onda do espectro solar.

As células solares desenvolvidas nos laboratórios Fraunhofer são fabricados pela Soitec. Até agora, a empresa produziu células solares para instalações em Itália, França, África do Sul e Califórnia, nos Estados Unidos, assim como outros 14 países.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...