Cem anos depois, lobo selvagem está de regresso à Bélgica
O acontecimento é digno de partilha: cem anos depois, um lobo selvagem foi avistado na região da Flandres, no norte da Bélgica. Pela Europa, vários têm sido os relatos de avistamentos de lobos selvagens, com alcateias a fixarem-se na Holanda, Dinamarca e Luxemburgo.
Com o título de espécie protegida desde 1979, com a Convenção de Berna, o lobo selvagem tem vindo lentamente a recolonizar o continente europeu. O animal agora encontrado na região das Flandres possuía uma coleira localizadora, sendo por aí que se identificou que este lobo selvagem tinha origem na Alemanha.
A “viagem” deste animal tem vindo a ser monitorizada, com os registos a indicarem que nos últimos dias percorreu mais de 500kms, estando agora a recuperar energias junto à base militar de Leopoldsburg, na cidade flamenga de Beringen.
O avistamento do animal está a ser encarado como um sinal muito positivo pelas associações de defesa animal locais, que fazem agora apelos às entidades governamentais para que o regresso desta espécie seja encorajado. Entre as medidas propostas está a hipótese de indemnizações para os agricultores que vejam os seus rebanhos atacados por esta espécie.
Foto: Jannie Hansen / flickr