Cenários de westerns norte-americanos escondem-se no deserto de Tabernas, Espanha (com FOTOS)
Nos anos 60 e 70, mais de 200 westerns foram filmados no deserto de Tabernas, em Espanha. Agora, esta área está abandonada – na verdade, está há vários anos – à medida que Hollywood evoluiu para outros géneros mais rentáveis ou, num dado momento, mais apreciados.
A cidade fantasma situa-se perto de Almeria, Andaluzia, e já acolheu actores como Clint Eastwood, Burt Reynolds ou Elizabeth Taylor e foi o cenário de filmes como “O Bom, o Mau e o Vilão”, “Era uma vez no Oeste” e “Por mais alguns dólares”.
São, ao todo, três cidades fantasmas, que recebem poucos turistas e estão rodeadas por edifícios desertos. “Os edifícios foram construídos para filmes com grandes orçamentos que faziam sombra a tudo o resto que se fazia naquela época, mas agora foram esquecidos e são uma memória vaga”, explicou Sarah Orndhorf, uma fotógrafa amadora alemã que publicou as fotos que pode ver nesta notícia.
Ainda que o deserto comece, a pouco e pouco, a reclamar de volta a terra, a verdade é que Almeria poderia dedicar algum do seu esforço turístico a promover estes cenários antigos.
“Mostraram-nos algumas ruas que ainda estão em bom estado mas, mal chegamos ao final delas, vemos estruturas a decompor-se. É uma pena, porque elas representam o vigor dos anos 60 e 70”, concluiu Orndhorf.
E o leitor, conhecia estes cenários? Como podem as autoridades espanholas reaproveitá-los?