Central de Valorização Orgânica da Lipor completa 20 anos de atividade



A Central de Valorização Orgânica da Lipor comemora este ano 20 anos de atividade e, desde a sua entrada em funcionamento, recebeu mais de 915 mil toneladas de resíduos orgânicos, provenientes de recolha seletiva de resíduos alimentares e verdes.

Em comunicado, a Lipor – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto explica que os resíduos orgânicos recolhidos foram transformados em recursos valiosos para o solo e para a agricultura, detalhando que, neste período, a fábrica produziu 159 mil toneladas, entre corretivos agrícolas e substratos orgânicos, produtos de referência no mercado que melhoram a fertilidade do solo, promovem a retenção de água e estimulam a biodiversidade microbiana.

A central, apoiada pelo Parque de Verdes e pela Plataforma de Triagem de Resíduos Verdes de Cemitérios, garante uma seleção criteriosa dos biorresíduos, assegurando a pureza da matéria-prima e o sucesso de todo o processo, lê-se ainda.

Sobre o processo de transformação de resíduos orgânicos em produtos para a agricultura, a Lipor defende que a “compostagem em túnel permite obter um produto estável e seguro, cumprindo as exigências da agricultura moderna e sustentável”.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...