Central eléctrica da Siemens bate recorde mundial de eficiência energética
Dez anos depois do lançamento do ambicioso programa de inovação para uma nova geração de turbinas a gás de classe H, a Siemens acaba de alcançar, com a turbina a gás SGT5-8000H, instalada na central de Irsching 4, um novo recorde mundial em eficiência energética de centrais eléctricas.
Com uma produção de mais de 578 MW e um nível de eficiência energética de 60,75% (líquido), a Siemens ultrapassou significativamente a meta de eficiência energética em “mais de 60%” durante a fase de testes, de acordo com um comunicado da multinacional. Com estes números, a Siemens fez história no campo das tecnologias para centrais eléctricas.
“A nova central eléctrica de classe H tem capacidade para responder rapidamente às exigências de maior ou menor produção. Nos testes realizados podemos constatar, por exemplo, que é possível disponibilizar mais de 500 MW em apenas 30 minutos e garantir gradientes de carga estáveis de 35 MW / minuto”, revelou o CEO do Sector Energy da Siemens, Michael Suess.
A tecnologia pioneira responsável por este feito resultou de um investimento de 500 milhões de euros e deixou para trás todos os actuais valores em termos de produção e eficiência energética, aumentando, simultaneamente, a fasquia da flexibilidade operacional.
Com a turbina a gás com a mais elevada classe de eficiência energética, a pioneira central eléctrica da Siemens pretende demonstrar como a protecção climática e a produção de energia de baixo custo à base de combustíveis fósseis não são incompatíveis.
“A nova geração de centrais de ciclo combinado da Siemens consome menos um terço de gás natural por kilowatt-hora, comparado com a média das centrais eléctricas de ciclo combinado actualmente instaladas em todo o mundo”, revelou Suess. “Este desempenho deve-se à interacção entre a inovadora tecnologia de turbinas a gás e os principais componentes da central eléctrica optimizados para altas temperaturas e pressões” explicou ainda o responsável.
Além da central de ciclo combinado em Irsching 4, a Siemens já vendeu seis das novas turbinas de gás, em versões de 60 Hz, para uma empresa de serviços públicos na Flórida. As primeiras unidades ao abrigo desta encomenda estão já em fase de produção e serão entregues ao cliente em 2012.
A Coreia do Sul também encomendou à Siemens a construção de uma central eléctrica de ciclo combinado de eixo único em regime de chave na mão, que utilizará igualmente uma versão de 60 Hz da nova turbina a gás. A ligação desta central elétrica à rede está prevista para 2013.