Centro comercial chinês construiu quatro moradias no telhado
O centro comercial Jiutian International Square, em Zhuzhou, na China, encontrou uma solução inteligente para aproveitar o seu telhado. Esta área comercial equipou o seu topo com um telhado verde e, de forma nunca antes vista – que saibamos -, aproveitou para construir quatro moradias.
Segundo explica o China Daily, as quatro casas deverão ser utilizadas como escritórios para os empregados da própria concessionária do centro comercial, mas a ideia é fascinante e poderá iniciar uma tendência na construção sustentável.
Segundo o China Daily, esta ideia poderá levar para o centro das cidades pessoas que, até então, preferissem os subúrbios, os seus espaços amplos e verdes. E, com isso, ajudar duplamente as cidades, quer ao nível dos espaços verdes como da maximização da ocupação do espaço.
Neste projecto – que data de 2012 – o telhado verde ajuda a mitigar os impactos do calor urbano, uma praga em tantas cidades. A ideia é introduzir a folhagem no topo dos edifícios, para ajudar a arrefecer as áreas urbanas que são significativamente mais quentes que as rurais.
Estas moradias nos telhados irão ajudar na estratégia de sustentabilidade de Zhuzhou, uma cidade que está a tentar enverdecer as suas infra-estruturas desde 2008. As quatro casas, cada uma com dois andares, ocupam o topo de um shopping de cinco andares e estão posicionadas nos cantos opostos do edifício. Cada uma tem, em média, 500 metros quadrados: uma medida bastante generosa, até para os standards das moradias rurais.