Centro de competência da The Loop Co. recebe 2 milhões do PRR para alavancar economia circular em Portugal



The Loop Co foi um dos 30 centros de competência (Test Bed) selecionados pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência português), para receber o investimento de 2 milhões de euros, informou a empresa de greentech de Coimbra, detentora de diversos projetos que aliam a tecnologia à sustentabilidade e economia circular, em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a Test Bed “Digital Circular Innovation Loop” dá nome ao centro de competência da tecnológica de Coimbra que quer alavancar a economia circular em Portugal, nos próximos dois anos.

“Com o suporte da experiência e conhecimento da The Loop Co, esta Test Bed vem ajudar a dar resposta a várias áreas do tecido empresarial. Através de um conjunto de aplicações e software, incorporados no modelo operativo LoopOS, esta Test Bed permitirá que  empresas possam criar canais de economia circular e pilotar modelos de negócio nesta área, rapidamente e sem investimento. Com este projeto, a The Loop Co. propõem-se a alavancar 57 novos pilotos em Portugal nos próximos dois anos”, sublinha o comunicado.

A mesma fonte acrescenta que, através das aplicações já disponibilizadas pelo LoopOS, as empresas “poderão de forma rápida criar canais circulares de revenda, renting, devoluções, refurbishment, doação, eco-disposal e outros, aos quais podem ser acoplados serviços complementares conforme a evolução do projeto”. Com o objetivo de apoiar inovações e torná-las capazes de evoluir e escalar com sucesso, a Test Bed da The Loop Co “oferece assim uma multidisciplinaridade de serviços desde o design e criação de canais circulares, serviços de co-inovação tecnológica e de avaliação, data analytics e market trials”.

“A pensar na solidez e futuro do centro de competência, a The Loop Co. está a constituir a melhor equipa de economia circular, tendo mais de 10 vagas em aberto para diversos perfis. Gestores de projeto e outros engenheiros, developers, especialistas de logística e de e-commerce são alguns dos perfis necessários para liderar este projeto de transição para a economia circular”, diz ainda o comunicado.

Paralelamente, acrescenta, a tecnológica de Coimbra está também à procura de novos parceiros estratégicos, desde retalhistas que queiram criar canas de economia circular – como a Fnac e o OLX com que já trabalham-, PMEs e lojas independentes, entidades públicas e empresas de recondicionados. Recorrendo a tecnologia para ajudar o meio ambiente, a The Loop Co. dedica-se, desde 2018, à criação de projetos no âmbito da economia circular. Book in Loop e BabyLoop, plataformas dedicadas a material escolar e artigos de puericultura, respetivamente, são exemplos destas iniciativas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...