Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolhe a Feira de Alimentos Raros

Entre as 15h e as 19h, o público é convidado a explorar uma feira dedicada à descoberta de culturas agrícolas subutilizadas, como leguminosas, frutos e cereais, e a descobrir o seu papel na construção de sistemas alimentares mais sustentáveis e resilientes, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a RARE FOOD FAIR apresenta-se como um ponto de encontro entre produtores, consumidores e entidades do setor agroalimentar. Haverá exposição e venda de produtos locais, regionais e biológicos, resultado de práticas agrícolas sustentáveis e de saberes tradicionais. Para além da componente gastronómica, o evento celebra as histórias, as pessoas e os territórios por detrás de cada alimento numa partilha viva entre a tradição e a inovação.
Este evento celebra a sustentabilidade, a agricultura biológica e os produtos locais e regionais. É um espaço privilegiado para descobrir e saborear alimentos singulares, conhecer as histórias que ligam as pessoas à terra e participar em iniciativas que valorizam a identidade regional.
“A RARE FOOD FAIR é mais do que uma feira, é um convite à redescoberta dos sabores esquecidos, das culturas resilientes e do valor que os alimentos têm para as comunidades. Queremos inspirar uma nova relação entre quem produz, quem transforma e quem consome, uma relação mais próxima, mais consciente e mais sustentável”, indica Marta Vasconcelos, coordenadora do projeto RADIANT e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
Este evento assinala o culminar do projeto RADIANT uma iniciativa europeia que visa promover o uso e valorização de culturas agrícolas raras ou negligenciadas, integrando-as em cadeias de valor sustentáveis. Financiado pelo programa “Horizonte 2020” da União Europeia, o projeto tem como objetivo demonstrar transições bem-sucedidas para sistemas inclusivos de agrobiodiversidade, melhorando a competitividade de culturas subdesenvolvidas e testando práticas agrícolas sustentáveis.
Através desta rede internacional, a feira será também uma plataforma para promover os produtos portugueses de excelência junto de participantes de vários países, reforçando o papel de Portugal na transição para uma alimentação mais sustentável, diversificada e conectada com os valores do território.