Centro de Controlo do Mar com 2,5 ME de investimento e deverá estar operacional em 2023



O novo Centro de Controlo do Mar (CMAR), cujo contrato para a empreitada foi ontem assinado, deverá estar operacional em 2023 e conta com um investimento de 2,5 milhões de euros, anunciou o Governo.

“Foi hoje assinado o contratado para a empreitada de conceção e construção do novo CMAR, um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, qua conta com o financiamento do programa Mar 2020”, lê-se num comunicado do Ministério da Economia e do Mar.

Prevê-se que em agosto de 2023, o CMAR esteja completamente operacional.

Neste espaço, vão ser integrados os serviços do centro de controlo do tráfego marítimo, o Centro de Monitorização das Pescas, bem como novas valências de controlo e vigilância.

O contrato foi hoje assinado entre a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a Teixeira Duarte.

“O CMAR, localizado em Lisboa, será um grande centro de controlo para responder de forma integrada aos desafios associados ao mar português, designadamente no âmbito das responsabilidades do Estado costeiro, em termos de vigilância e monitorização da navegação, como no apoio a toda a frota de bandeira portuguesa”, sublinhou, em comunicado, o ministério tutelado por António Costa Silva.

Segundo a mesma nota, o objetivo passa por melhorar o nível de serviço dos navios, a proteção e a vigilância marinha.

Por outro lado, vão ainda ser “otimizados custos de financiamento”, com a partilha de infraestruturas e criação de sinergias entre as equipas.

O novo CMAR irá, por exemplo, organizar o tráfego, reduzindo o risco de acidente, bem como garantir a segurança de navegação em áreas com restrições.

O executivo apontou também que, anualmente, passam pelo controlo de tráfego marítimo na costa portuguesa mais de 80.000 navios de grande porte, sendo que nos portos nacionais são realizadas mais de 15.000 escalas de navios de grande porte.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...