Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras promove atividade denominada “Aves da Foz do Sizandro”
O Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras proporciona na manhã do próximo dia 20 de janeiro (a partir das 9h30) uma atividade denominada “Aves da Foz do Sizandro”, informou a autarquia de Torres Vedras em comunicado.
Segundo a mesma fonte, esta atividade será dinamizada por meio de uma caminhada de 4km na zona da Foz do rio Sizandro, ao longo da qual se fará várias paragens para observação de aves.
O comunicado refere, a propósito da temática da atividade, que a Foz do Sizandro “constitui uma das principais zonas húmidas da faixa costeira a norte de Lisboa, formando um pequeno estuário. É constituída por diferentes habitats, proporcionando um lugar de elevada importância para diferentes espécies, e em especial, para as aves”.
Ao longo de todo o ano, é possível, na Foz do rio Sizandro, encontrar diferentes espécies de aves que aí procuram alimento e refúgio, como a garça-real. Trata-se de um local igualmente muito procurado pelas aves migratórias, como o pisco-de-peito-azul. As zonas agrícolas envolventes são habitat de espécies como o peneireiro-cinzento, a cotovia-de-pouca, o picanço-real ou a discreta galinha-de-água