Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho vai dar a conhecer o mundo da ciência aos bracarenses
Colorir o cabelo sem tinta, descobrir quais as bactérias que produzem petróleo e criar super fábricas de microrganismos vão ser algumas das experiências previstas para o Open Day do Centro de Engenharia Biológica (CEB).
As portas do Centro vão abrir-se à população bracarense para mostrar o que de melhor se faz no campo da biotecnologia e bioengenharia, nos laboratórios da Universidade do Minho no próximo sábado, dia 24. Entre as 10h00 e as 13h00, o Centro estará disponível para receber todas as famílias que queiram experimentar e conhecer mais de perto o ambiente científico.
No edifício 7 do Campus de Gualtar, em Braga, onde o CEB está inserido, serão feitas várias apresentações e experiências referentes às várias linhas de investigação do Centro, com especial destaque para os setores da saúde, ambiental, industrial e alimentar. Ao longo da manhã são também esperados diversos desafios e surpresas, em que serão dadas as respostas para as mais variadas perguntas de âmbito científico.
Integrado na Semana Ciência e Tecnologia, o Open Day é o culminar de uma semana repleta de iniciativas e workshops, organizadas pelo CEB e dirigidas a alunos do ensino básico e secundário. Com o intuito de os aproximar da realidade da investigação científica, esta Semana possibilita às crianças colocar as “mãos na massa”, conhecer algumas bactérias, fungos, leveduras e inteirar-se daquilo que é o dia a dia de um investigador.
De realçar ainda que esta iniciativa acontece no mesmo dia em que se assinalam os dias Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica, o que torna este dia ainda mais importante no sentido de aproximar a comunidade e dar a conhecer aquilo que de mais relevante acontece no panorama científico nacional.