Centro português cria a primeira rede social mundial para bicicletas



“É o Facebook de objectos e utilizadores. A minha bicicleta, quando se cruza com uma pessoa, pode dizer olá”. É assim que José Rui Felizardo define a primeira rede social do mundo para bicicletas.

Esta rede foi desenvolvida pelo Centro de Excelência para a Inovação e Indústria (CEIIA) e foi apresentada recentemente em Barcelona, durante o “Smart City – World Congress”, um dos maiores congressos mundiais relacionados com cidades e mobilidade inteligente.

A nova rede social permite que os veículos de duas rodas estejam integrados nas redes de transportes de determinada cidade, que comuniquem entre si e transmitam, inclusive, as emoções do utilizador.

O projecto foi desenvolvido ao longo de ano e meio e foi testado em Lisboa no último ano. Porém, para já, como indicou José Rui Felizardo, presidente-executivo da CEIIA, a rede está a ser dimensionada para o mercado norte-americano, mais propriamente para a Califórnia, escreve o portal Menos Um Carro.

Desde o início que o objectivo foi desenvolver um sistema “para além do que é hoje utilizado e que fornecesse mais informação”, explica o presidente, nomeadamente do que aquela que existe na partilha (‘sharing’) de bicicletas. “Estamos a falar de Internet nas coisas, em que temos bicicletas a comunicar entre elas, com o sistema de mobilidade e com o utilizador, de forma a conseguirmos transpor para as bicicletas as emoções do utilizador, como por exemplo um cumprimento”.

As bicicletas vão ser os principais veículos para a difusão da rede e como tal vão ser alimentadas com informação vinda de todos os serviços associados às cidades e dos transportes e vão ser o interface de transmissão dessa informação, que poderá ser o trânsito, a comunidade de utilizadores, havendo depois interacções, actividades de grupo, jogos na comunidade e partilha de experiências.

Foto: Lisbon Cycle Chic / Creative Commons





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