Céptico das alterações climáticas compra império da National Geographic



A revista National Geographic acabou de ser comprada pela 21st Century Fox, de Rupert Murdoch, um dos mais mediáticos cépticos e negadores das alterações climáticas.

A compra da National Geographic pelo conglomerado norte-americano acaba com 127 anos de independência da publicação sem fins lucrativos– que entretanto evoluiu para outras plataformas, como a online e a televisiva.

Há 18 anos que a 21st Century Fox detém e opera os canais televisivos da National Geographic. Agora, a empresa comprou a revista à National Geographic Society por €650 milhões.

A nova entidade vai chamar-se National Geographic Partners e vai gerir os canais de televisão, a revista e outros meios, incluindo o National Geographic Studios, todas as plataformas digitais e redes socais, livros e mapas, entre outros activos.

A National Geographic Partners será detida em 73% pela 21st Century Fox e em 27% pela National Geographic Society – o presidente desta última, Gary Knell, será o primeiro responsável máximo da nova organização.

“[Esta parceria dá à National Geographic Society] a escala e alcance para cumprir a sua missão no futuro”, explicou Knell em comunicado citado pelo Guardian.

Murdoch, recorde-se, é também líder da plataforma de media Fox, considerada uma das primeiras fontes de desinformação sobre o aquecimento global e as alterações climáticas. Uma das missões da National Geographic é dar condições para que os cientistas continuem a prever o que acontecerá ao clima da terra nos próximos anos e décadas. Será que Rupert Murdoch passará a ter uma palavra a dizer?

Foto: MIKI Yoshihito / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...