Ceres: pirâmide misteriosa intriga cientistas (com FOTOS)
O planeta anão Ceres tem sido um enigma para os cientistas, especialmente desde que o telescópio espacial Hubble da NASA observou, em 2003 e 2004, um ponto brilhante na superfície do planeta, que surge como uma luz a brilhar sobre um fundo cinzento-escuro.
Para saber mais sobre este corpo celeste e para desvendar o mistério dos pontos luminosos, a NASA enviou este ano a sonda Dawn, que está em órbita desde 2007, para Ceres. Em Maio, a Dawn enviou as primeiras fotos destes pontos luminosos, mas ainda não se sabe ao certo o que são.
Agora, à medida que a sonda se aproxima cada vez mais do pequeno planeta e no meio do debate sobre os pontos luminosos, chegaram novas imagens da superfície de Ceres. Numa destas imagens é possível ver uma estrutura na superfície do planeta anão que se assemelha a uma pirâmide. A NASA descreve a estrutura como uma “montanha de forma piramidal”, mas alguns já se apressam a dizer que o monte, que se estima ter cinco quilómetros de altura é uma pirâmide e que se trata de mais um indício de vida extraterrestre.
“Quanto mais nos aproximamos de Ceres, mais intrigante o longínquo planeta anão se torna”, explica a NASA num comunicado lançado no site da missão.
Sobre a montanha quase nada se sabe, além da altura estimada e de que se encontra numa zona relativamente plana.
A sonda Dawn foi enviada para Ceres com a missão de testar a teoria segundo a qual o planeta anão seria uma espécie de “embrião” de planeta rico em água – uma relíquia do nascimento do sistema solar, há 4.500 milhões de anos.
Ceres é um planeta anão essencialmente composto por rocha e gelo e é o maior corpo celeste presente na cintura de asteróides entre Marte e Júpiter, com um diâmetro de cerca de 950 quilómetros. Foi descoberto em 1801 por Giuseppe Piazzi.
[nggallery id=1986 template=greensavers]