A cerimónia de entrega do Galardão Green Key 2018 realiza-se na Sala Casablanca do Lisboa Marriott Hotel, no dia 7 de Junho, às 14h30.

O Green Key é um programa de educação ambiental que promove o Turismo Sustentável e Responsável, através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, de alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais; que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos; que procuram reduzir o impacto da sua actividades; que promovem o consumo sustentável e que contribuem para uma nova consciência individual e colectiva orientada para o desenvolvimento sustentável.

O galardão internacional, integra uma rede de 2900 estabelecimentos e é um dos programas da Foundation for Environmental Education (FEE), representada em 68 países. Em Portugal, é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa, Organização não-governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.

Face ao crescimento do turismo, sobretudo em Portugal, atingir um desenvolvimento sustentável é o grande desafio. O facto do número de estabelecimentos Green Key ter, novamente, aumentado em relação aos anos anteriores demonstra o compromisso da hotelaria nacional para com o turismo responsável.

No entanto, o empenho não é apenas da indústria hoteleira; através do Acordo de Paris, subscrito por mais de 170 países, o mundo assumiu o compromisso de se tornar neutro em carbono até ao final do século. O Governo Português seguindo a ambição de outros países, como a Alemanha ou França, assumiu o compromisso de alcançar a neutralidade carbónica em 2050, o que vai trazer grandes desafios e oportunidades. O nosso país tem de estar preparado para os enfrentar, através da acção conjunta e do envolvimento do estado, das entidades privadas e das organizações não-governamentais.

Os 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), subscritos por mais de 150 países, entre os quais Portugal, reforçam a presença na agenda mundial, até 2050, do desafio lançado a toda a comunidade, chamada a colaborar com a rede que trabalha em prol da prosperidade, do ambiente, da paz e do estabelecimento de parcerias.

 É neste contexto nacional e internacional, que coloca a sustentabilidade como um dos temas principais do século XXI, que a Associação Bandeira Azul da Europa anuncia os Galardoados Green Key 2018, mais 34 do que em 2017. Saiba mais sobre esta cerimónia aqui.

Foto: via Creative Commons