CGD pergunta o que é a felicidade em vídeo existencialista (com VÍDEO)
“Há um ano, o Manel achava que felicidade era ter uma casa na cidade, uma casa na praia e um carro melhor que o do Zé, que vive na casa ao lado. Um dia, na América, o Tio Sam espirrou e o Manel e o Zé ficaram constipados”.
Assim começa um vídeo produzido recentemente pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), que pega no tema – existencialista – do que é a felicidade para desvalorizar o consumismo em detrimento das coisas singelas da vida, da amizade, sustentabilidade ou protecção das florestas.
Durante três minutos, a Caixa Geral de Depósitos metaforiza e personifica a crise e recessão económica de 2007 e 2008, o seu impacto nos portugueses e o que mudou depois na nossa sociedade nos últimos anos.
“De um momento para o outro, o tamanho das casas e dos carros já não eram tão importantes para eles mas, curiosamente, o tamanho do seu desejo de felicidade era igual ou maior, porque todas as pessoas querem ser felizes hoje, amanhã e depois de amanhã”, continua o vídeo.
“Todas as acções que nos deixam felizes no presente não nos devem deixar felizes no futuro” – adianta o vídeo, referindo-se especificamente à protecção ambiental. Veja o vídeo, na íntegra, em baixo e partilhe connosco: o que é para si a felicidade?