“Challenges for Global Sustainability” da Universidade de Coimbra já tem vencedores



A primeira edição da UC Challenges for Global Sustainability, lançada em fevereiro pela Universidade de Coimbra (UC), já tem vencedores. Participaram um total de 85 estudantes, 10 equipas do ensino secundário e 9 equipas da UC, das quais chegaram à final 5 equipas e 4 equipas, respetivamente.

A equipa BioRibas do Externato do Ribadouro e a equipa Climate Clock Coimbra foram os grandes vencedores da UC Challenges for Global Sustainability de 2022. A primeira criou a app BioGo, uma aplicação para identificar espécies da fauna e flora numa lógica de gamificação. Já a segunda, desenvolveu um ‘relógio do clima’, um agente de consciencialização para questões climáticas, juntamente com sessões de sensibilização para diferentes tipos de públicos.

A iniciativa desafiava os alunos para desenvolverem projetos que respondessem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Os resultados foram divulgados no Bootcamp da UC Challenges, que decorreu de 25 de julho a 27 de julho, ao longo de três dias de formação, conversas inspiradoras e motivacionais e reuniões com especialistas. Além dos respetivos prémios e certificados, as equipas vencedoras vão ter a possibilidade de implementar os projetos com o apoio da Universidade.

Os restantes projetos que concorreram na fase final, foram, nas equipas do ensino secundário:

  • Walkinetics, da Escola da APEL, que consistia em núcleos de compra de produtos produzidos localmente para ajudar produtores locais – 2º lugar;
  • Agentes da Mudança, da Escola Secundária José Estêvão, que trabalhava no combate às plantas invasoras  – 3º lugar;
  • EcoMakeup, da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, que se baseava na produção de uma base de maquilhagem sustentável com ingredientes de origem natural, que seja vegan e cruelty free, revestida por embalagem de vidro;
  • Waterguardians, da Escola Secundária c/ 3.ºCEB José Macedo Fragateiro, que estava relacionado com a divulgação e o combate à poluição aquática.

E nas equipas da Universidade de Coimbra:

  • Bando dos 5: ‘UCdizesTu’, que fomentava a literacia digital intergeracional;
  • Digniteam, que luta contra a pobreza menstrual através da recolha de dados, educação menstrual e distribuição de produtos de higiene íntima;
  • PIE – Plano de Intervenção Educativo, uma plataforma de ensino com cursos online abertos (Massive Open Online Courses).

Cristina Albuquerque, Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, considera que as candidaturas recebidas nesta primeira edição “refletem a crescente importância das preocupações com a sustentabilidade social, ambiental e económica junto dos mais jovens“. “Qualquer uma das propostas apresentadas no UC Challenges for Global Sustainability são de facto reveladoras de uma consciencialização cada vez mais forte em diversas áreas da sustentabilidade. Porém, muitas vezes os projetos carecem de oportunidades para a sua implementação. A UC pretende por isso apoiar os melhores projetos, que podem ter um impacto muito relevante nos próprios intervenientes e nas populações e comunidades“, refere.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...