Chao Phraya Sky Park é uma ponte e um parque que liga Banguecoque



O Chao Phraya Sky Park foi aberto como um espaço público durante a pandemia como uma ponte única que é também um parque que atravessa um rio em Banguecoque. Curiosamente, o projeto foi abandonado durante 40 anos antes de ser reavivado como o primeiro parque de pontes pedonais da nação que atravessa um rio.

Segundo o “Inhabitat”, o  Chao Phraya Sky Park está localizado no distrito histórico de Banguecoque com vistas panorâmicas da cidade. O CPSP pretende demonstrar as possibilidades de criar um espaço verde público num ambiente urbano denso. Concebido pelo Departamento de Planeamento e Desenvolvimento Urbano (BMA) Chula Unisearch, Universidade de Chulalongkorn, o parque foi possível graças à colaboração com uma série de profissionais, incluindo o designer urbano Urban Design Development Center (UDDC), Universidade de Chulalongkorn, o arquiteto paisagista Kotchakorn Voraakhom e o arquiteto Chakdao Navacharoen.

Além disso, foram utilizados métodos de construção com baixas emissões de carbono. Isto enfatizou que a criação deste parque tinha como objetivo dar prioridade à saúde dos cidadãos e ao ambiente. Os designers também quiseram fazer uso de espaços negligenciados para mostrar as possibilidades de criação de espaços habitáveis a pé, mesmo em áreas urbanas.

O parque foi criado com base num sonho não concretizado de Banguecoque de fazer parte da primeira nação a estabelecer um comboio do céu no Sudeste Asiático. Pouco depois de a estrutura ter sido concluída, os desacordos políticos fizeram com que o projeto fosse suspenso em 1984, o que pôs fim ao seu desenvolvimento. Os habitantes locais começaram a chamar “Saphan Duan” ou ponte amputada à estrutura falhada do Lavalin Skytrain.

Em 2015, foi posto em prática um plano para revitalizar áreas de Banguecoque. Um líder comunitário propôs terminar a ponte para que as pessoas pudessem, pelo menos, atravessá-la a pé. Os membros da comunidade reuniram-se em torno da ideia de criar uma ponte pedonal ou um espaço verde sobre o rio para servir a comunidade e ligar as pessoas.

O novo Chao Phraya Sky Park emula o estilo da ponte histórica Memorial ao lado, mas de uma forma moderna. Também cria um eco de pontes que decoram a linha do horizonte da cidade em conjunto. Agora os visitantes podem apreciar a Ponte Memorial, os skylines da cidade antiga e nova e vários templos visíveis a partir do local.

O novo parque divide o espaço linear em dois caminhos que se entrelaçam para maximizar o espaço. Pode caminhar ou correr, fazer um passeio de bicicleta ou um piquenique no parque da ponte. Todos os espaços pedonais são elevados acima das estradas de ambos os lados para reduzir o ruído e a poluição no parque.

Além disso, a construção modular com blocos pré-fabricados de GRC permitiu que a construção evitasse obstruir o tráfego em ambos os lados da ponte. Este tipo de construção também permite poupar tempo, desperdício de material e custos.

As pontes têm de ter em conta os limites de peso e a força do vento, pelo que o desenho da vegetação utilizou plantas de baixa necessidade de manutenção que podem tolerar o vento e o sol e requerem menos solo. Estas plantas também têm menos ramificações para evitar a desorganização do espaço do parque ou das estradas de ambos os lados. Este novo microclima promove a biodiversidade urbana e cria um corredor verde para insetos e aves.

É uma pequena ponte numa grande cidade, mas os designers esperam que o parque do céu sirva de modelo para criar resiliência climática e ambientes saudáveis nas grandes cidades.

 

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...