Iniciativa da EPAL leva Chef Vítor Claro ao ISEL para preparar receitas circulares
Esta tarde vai poder assistir a mais uma sessão com o o Chef Circular Vítor Claro, a confecionar receitas numa ótica de economia circular. Desta vez, o Chef vai estar em direto da Cantina do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), na qual irá preparar uma refeição que aproveita as sobras e o que poderia à partida ser considerado desperdício, das refeições servidas ao almoço no espaço. Vai ser confecionado um prato vegetariano e aromatizada água da torneira.
A sessão será transmitida online através das plataformas digitais da EPAL, à semelhança da sessão realizada a 27 de outubro, pelas 16 horas. Nessa ocasião, todos os que quiserem colocar questões diretamente ao Chef, sobre o uso eficiente e reutilização de água e alimentos, poderão fazê-lo.
Este projeto EPAL, de combate ao desperdício alimentar, passa pela criação de uma série de seis vídeos com divulgação online, com ideias e informações sobre como reutilizar a água e aproveitar os alimentos na confeção de várias receitas no dia-a-dia das famílias portuguesas. Estes conteúdos são apresentados pelo Chef Vítor Claro e dois mini-Chefs, a Clarisse e o Francisco, que sensibilizam para boas práticas de reaproveitamento da água e dos alimentos no combate ao desperdício alimentar e na promoção de uma cultura de economia circular.
O ISEL, já parceiro da EPAL em vários projetos, no âmbito do programa ISEL Eco-Escola está a trabalhar no corrente ano letivo dois temas – “Alimentação saudável e sustentável” e “Água” – tendo como um dos objetivos o envolvimento da comunidade. Rapidamente se associou à EPAL em mais uma parceria.
Este projeto é também apoiado pelo Fundo Ambiental, e conta com a parceria da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e da Associação Zero Desperdício.