‘Chega de Promessas Vazias’: Já há data para a próxima Greve Climática Global
Foi em 2018 que o movimento “Fridays For Future” começou, através da ativista Greta Thunberg, na Suécia. Mais de dois anos depois, milhões de jovens em todo o mundo continuam a reunir-se e a lutar pela justiça climática do nosso Planeta.
A próxima Greve Climática Global tem data marcada para o dia 19 de março de 2021, e conforme explicam “as ações tomarão diferentes formas em diferentes lugares”, no entanto “o nosso apelo por #NoMoreEmptyPromises está a unir as pessoas além das fronteiras, sob o mesmo objetivo de obter ação climática imediata”.
Esta greve terá como destaque “a urgência de ações imediatas perante os desastres relacionados com a crise climática, que devastaram vários países no ano passado, desde os incêndios florestais que atingiram partes da Austrália, América do Norte e América Latina, até às secas na África, e as tempestades que assolaram a América Central e o Sudeste Asiático”.
“Se não agirmos agora, nem sequer teremos a oportunidade de cumprir as metas de 2030 e 2050 de que os líderes mundiais tanto falam. O que precisamos agora não é de promessas vazias, mas sim de metas anuais obrigatórias de carbono e cortes imediatos nas emissões em todos os setores da nossa economia”, afirmam.